Incontinência urinária

Marcação

Incontinência urinária de esforço ou stress

O que é?
Incontinência é a perda involuntária de urina da bexiga em situações impróprias, devendo ser objetivamente demonstrável. A incidência de incontinência urinária na mulher aumenta com a idade, atingindo 25% após a menopausa.
A perda involuntaria de urina atua de forma devastadora na qualidade de vida da paciente e pode ser adequadamente tratada.

Como se desenvolve?
A perda de urina pode ocorrer de forma transitória, geralmente associada ao uso de fármacos, a infecções (infecção urinária, vaginites), a constipação ou problemas de deficiência hormonal, desaparecendo após o tratamento da causa subjacente; ou pode ser persistente ou definitiva.
Muitas mulheres tornam-se incontinentes após o parto, histerectomia (cirurgia para retirada do útero) ou mesmo outros traumas na região pélvica.
Entre os tipos mais comuns de perda de urina existe a incontinência urinária de esforço ou stress: a perda de urina ocorre quando há um aumento repentino da pressão intra-abdominal como tossir, espirrar, rir, saltar, correr ou realizar algum esforço.

O que é o pavimento pélvico?

O pavimento pélvico é composto por uma fina camada de fibras musculares e tecido conjuntivo que encerram a cavidade pelvica na sua parte inferior, entre osso púbico o anteriormente e o sacro posteriormente.

Qual é a função dos músculos do pavimento pélvico?

  • Os músculos do pavimento pélvico contraem quando se tosse, espirra ou se faz força, ajudando a prevenir a perda involuntária de urina;
  • Ajudam a sustentar os órgãos no abdómen especialmente quando se fica em pé;
  • Ajudam a proteger os órgãos pélvicos contra lesões externas;
  • Ajudam a segurar os órgãos pélvicos, como a bexiga, na posição correcta;
  • Ajudam a controlar a saída de urina, gases e fezes;
  • Desempenham um papel importante durante a relação sexual.

Para os músculos do pavimento pélvico desempenharem correctamente as suas funções precisam de estar condicionados e terem uma força adequada, como qualquer outro músculo do corpo.

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

252 090 600

20 fevereiro 2021

As doenças do ouvido têm tratamento cirúrgico?

19 fevereiro 2021

Pé plano na criança: palmilhas e botas ortopédicas resolvem?

18 fevereiro 2021

Síndrome de Asperger em crianças: atual ou em desuso?