Voltar

Notícias e Eventos

Últimas entradas sobre a nossa atividade

04 fevereiro 2018

Artrose da anca – um problema com uma solução de qualidade

A anca é uma articulação do membro inferior (entre a cabeça do fémur e a bacia) que tem um papel fundamental na sustentação do corpo e na locomoção. É revestida por cartilagem que assegura a harmonia do movimento.

Quando apresenta dano irreparável, e já não há benefício com tratamentos conservadores (medicação analgésica ou anti-inflamatória, fisioterapia dirigida ou cirurgia de preservação da anca), está indicada a cirurgia de substituição articular através da colocação de uma prótese que permita o alívio da dor e a recuperação da função.

De facto, a destruição da cartilagem e suas consequências, geralmente conhecida como artrose da anca ou coxartrose, é a principal indicação para a cirurgia de prótese da anca. Atualmente, sabe-se que este processo de degeneração articular resulta de alterações morfológicas, muitas vezes detetáveis em indivíduos jovens, doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide, a necrose avascular da cabeça do fémur ou como sequela de fraturas.

Os sintomas típicos desta doença incluem a dor na anca, que envolve frequentemente a virilha, a nádega e a coxa, e que se acentua durante a marcha ou no levante desde a posição de sentado; e a limitação da mobilidade, que dificulta as atividades do dia-a-dia, como calçar o sapato e meia ou subir e descer escadas.

O diagnóstico é estabelecido através de uma avaliação clínica e pela realização de radiografias dirigidas.

A artroplastia ou prótese total da anca é considerada um dos procedimentos de maior sucesso na Ortopedia, com ganhos comprovados na qualidade de vida e na capacidade funcional. Nesta operação, as partes danificadas da articulação são removidas e substituídas por componentes sintéticos que são fixos através de um cimento especial ou encaixados e aparafusados, dependendo da qualidade do osso. A evolução técnica, com vias de abordagem menos traumáticas que preservam músculos e tendões, e implantes de elevada fiabilidade, permite que este procedimento seja realizado com elevada segurança, menor tempo de internamento (inferior a uma semana) e rápida reabilitação.

O Trofa Saúde Hospital dispõe de equipas multidisciplinares, divididas por patologias, de modo a dar uma resposta mais rápida e assertiva a cada situação. Exponha o seu caso, aconselhe-se com um corpo clínico especializado e tire todas as suas dúvidas.


Redigido por Dr. Pedro Leite (OM49238) e Dr. Daniel Soares (OM48520), Ortopedistas especializados em Anca no Trofa Saúde Hospital em Alfena.

 

Artrose da anca - um problema com uma solução de qualidade

Saiba mais sobre a Ortopedia do Trofa Saúde Hospital aqui.

Voltar

20 fevereiro 2021

As doenças do ouvido têm tratamento cirúrgico?

19 fevereiro 2021

Pé plano na criança: palmilhas e botas ortopédicas resolvem?

18 fevereiro 2021

Síndrome de Asperger em crianças: atual ou em desuso?